segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Supernova- (nome dado aos corpos celestes que surgem após explosões de estrelas (esta ocorreu a 240 milhões de anos-luz,numa galáxia chamada NGC 1260)


"Considero a vida uma estalagem onde tenho que me demorar até que chegue a diligência do abismo."(Bernardo Soares-Livro do Desassossego)


Um campo de energia invisível. Uma explosão de tempo que perpetua o brilho no negro. Nem um som, e no entanto explosão.... só uma estrela que morre... Depois, bem vistas as coisas é só o brilho que efectivamente exerce todo o fascínio. Não a complexidade ou a simplicidade, só o brilho...
Perfume cor-de-rosa de verão daqueles muito frescos e agradáveis. Limonada com gelo numa varanda vermelha.
Música distante ou música do acaso. Querer muito em vez de querer bem. Nada em vez de não querer tudo.
A vida de uma pessoa comparada com a vida do universo. Tudo matéria de um mesmo sonho abrangente demais para ser verdadeiro... Personagens de uma história sem início nem fim. Completamente sem saída. E no segredo.
Um fogueira acesa no fim do Outono, ao fim da tarde e o cheiro a castanhas e a folhas caídas. Um abraço de lã macia à entrada de uma porta de vidro fosco.
Uma tempestade no mar de inverno. Um sorriso prateado. Casaco cor de café quente ao vento num jardim quase abandonado.
Uma árvore cheia de camélias tão brancas e frias a chover por cima.
Vestígios de uma conversa de há cem anos atrás numa varanda cinzenta cheia de escritos sem nexo.
Subir silêncio verde das montanhas com as mãos dadas ao nada.
Todo um universo de sensações, recordações que nem sabe que existiu um dia... Nem que muito
brevemente deixará de existir.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

PENSAR



"Que é que justifica uma luz que nada ilumina e se perde no vazio?"
(Vergílio Ferreira-Pensar)

"Ser claro, afinal, não será muito difícil. O que é difícil é acontecer aí o Sol" (Vergílio Ferreira-Pensar)


Chove torrencialmente no meu pensamento. Chuva azul que lava tudo, pelo menos o mais superficial... E todas cores são intensificadas com água fria, e mudam a cada instante numa infinidade de tonalidades muito parecidas. Não há estrelas visíveis de dia e nem sol de noite que inunde a madrugada do pensamento e apague estas cores de água fria. O brilho de ontem a arder por cima dos nossos corpos esquecidos num qualquer fim de manhã ou tarde... Continuam as imagens a passarem cada vez mais rapidamente, a música, as vozes, a tua voz e a minha antes de se voltarem a perder no vazio. E continua o Iggy Pop insistentemente "...lust for life"... a dar ao longe mas podia ser outra música qualquer. De que se pode fugir se já está tudo dentro de nós? Mesmo antes de sabermos e então depois... Volto a dizer que se ficasses só mais um instante, o seguinte, por exemplo podia contar-te aonde leva esta tortuosa estrada de pensamentos. O fim é sempre muito mais interessante, mesmo que o início da história se tenha perdido algures, numa outra antes desta. Ou terá sido depois??
Quantos instantes iguais a este seriam precisos para preencher o universo de ilusão do qual é feito tão cuidadosamente o tempo??
É preciso que não te percas agora. Nem eu. O horizonte está a tornar-se finalmente mais claro. Chegaremos a tempo? A chuva parou, o pensamento está a tornar-se aos poucos mais nítido.
Um beijo para ti.