quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

INDEFINIÇÃO


A cor de um tempo que já não temos, que nunca vivemos, que já esquecemos. (-Onde está o teu sorriso?) A cor do nunca mais, do para sempre. O que se confunde já não é o que se diz, mas o que se pensa. O que se vive já não é o que se sente é só o que se poderia ter sentido. Eu tinha-te dito que acreditava que o mistério do universo havia de ser alguma coisa muito simples e muito bela.
(-Mas onde se escondeu o teu sorriso?-Continuo a perguntar insistentemente! Porque não o encontro, não o sinto, já não o vejo por entre toda esta multidão...)
Este tempo que não morre, que teima em permanecer e passar ao mesmo tempo. Tudo parte do mesma matéria que não é nenhuma. Antes de morrer e depois de nascer.
Podias vir salvar-me só mais hoje, num outro fim de tarde cor de laranja. Eu que já te salvei tantas vezes, vezes sem conta... Mas o que já passou já não tem a mínima condição de existência debaixo deste céu tão cinzento, deste universo tão terrivelmente indiferente a tudo o que nos acontece...
Talvez não me possas salvar mas pelo menos vem ver sentir este frio comigo, vem de uma vez compreender porque perdi toda a esperança. Sentir o que já não sinto. Ser eu, entrar na minha alma, para finalmente entenderes o que não entendo. Todos os dias que passam parecem saídos de histórias de livros, sabias? De romances estúpidos inacabados, sem nexo. Dias todos iguais que se sucedem sem lógica racional, e pensamentos que os acompanham fora dessa lógica, todos repetidos mas todos misturados. O dia da felicidade e do descanso, esse tal dia nunca vai chegar.Eu sempre soube. É tudo cíclico. tudo pensamento e terra, tudo incompatível com tudo.
Só se tu hoje o compreendesses também... Só assim, aí sim, poderia descansar, ainda que friamente, e talvez fosse então"feliz" só por um momento muito breve mas talvez já não fosse eu.
Salvar-me de mim? Sorrir de novo. Não olhar para trás. Esquecer. Tornar a ler os dias em vez de os viver.

25 comentários:

Amor amor disse...

Amei o post! Vc captou belamente o momento cinzento da vida que às vezes se estende por muito tempo. É assim, geralmente são o azul e o laranja que são raros de acontecer, e passam rápido, muito rápido...

Beijos!!!

Fernando disse...

"Salvar-me de mim? Sorrir de novo. Não olhar para trás. Esquecer. Tornar a ler os dias em vez de os viver."

Excelente. Não acrescento mais nada. Adorei a tua escrita! Parabéns!

Agradeço a partilha!

CLÁUDIA disse...

Uma "indefinição" como só tu poderias e saberias escrever.

Oliver Pickwick disse...

Ei, Rain! Belo texto. Por sinal, concordante com uma máxima desse cara aí na foto, lado direito, o Einstein. Ele dizia: se duas teorias tentam explicar o mesmo evento, provavelmente a mais simples está correta. Assim como você escreveu, que o mistério do mundo é uma coisa simples. Está em boa companhia.
Um beijo, e tenha um ótimo fim de semana!

Fabrício Fortes disse...

me identifico muito com tuas palavras.. vejo-me num escrito como esse (e talvez seja esse mesmo o maior ensinamento da arte.. mostrar que o mundo é um espelho)
parabéns!

OLHAR VAGABUNDO disse...

adorei este teu texto...
beijo vagabundo

delusions disse...

"Podias vir salvar-me só mais hoje, num outro fim de tarde cor de laranja. Eu que já te salvei tantas vezes, vezes sem conta... Mas o que já passou já não tem a mínima condição de existência debaixo deste céu tão cinzento, deste universo tão terrivelmente indiferente a tudo o que nos acontece...
Talvez não me possas salvar mas pelo menos vem ver sentir este frio comigo, vem de uma vez compreender porque perdi toda a esperança



tinha que retirar esta parte. que me tocou especialmente...



Bjinho*
Boa semana

as velas ardem ate ao fim disse...

Deixo te um grande sorriso!

bjinho

Cláudia I, Vetter disse...

"Eu não digo que eu tenha muito, mas tenho ainda a procura intensa e uma esperança violenta. Não esta sua voz baixa e doce. E eu não choro, se for preciso um dia eu grito. Estou em plena luta e muito mais perto do que se chama de pobre vitória humana do que você, mas é vitória. Eu já poderia ter você com o meu corpo e minha alma. Esperarei nem que sejam anos que você também tenha corpo-alma para amar. Nós ainda somos moços, podemos perder algum tempo sem perder a vida inteira. Mas olhe para todos ao seu redor e veja o que temos feito de nós e a isso considerado vitória nossa de cada dia. Não temos amado, acima de todas as coisas. Não temos aceito o que não se entende porque não queremos passar por tolos. Temos amontoados coisas e seguranças por não termos um ao outro. Não temos nenhuma alegria que já não tenha sido catalogada. Temos construído catedrais e ficado do lado de fora pois as catedrais que nós mesmos construímos, tememos que sejam armadilhas. Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o começo de uma vida larga e nós a tememos. Temos evitado cair de joelhos diante do primeiro de nós que por amor diga: tens medo. Temos organizado associações e clubes sorridentes onde se serve com ou sem soda. Temos procurado nos salvar mas sem usar a palavra salvação para não nos envergonharmos de ser inocentes. Não temos usado a palavra amor para não termos de reconhecer sua contextura de ódio, de amor, de ciúme e de tantos outros contraditórios. Temos mantido em segredo a nossa morte para tornar nossa vida possível. Muitos de nós fazem arte por não saber como é a outra coisa. Temos disfarçado com falso amor a nossa indifierença, sabendo que nossa indiferença é angústia disfarçada. Temos disfarçado com o pequeno medo o grande medo maior e por isso nunca falamos no que realmente importa. Falar no que realmente importa é considerado uma gafe. Não temos adorado por termos a sensata mesquinhez de nos lembrarmos a tempo dos falsos deuses. Não temos sido puros e ingênuos para não rirmos de nós mesmos e para que no fim do dia possamos dizer 'pelo menos não fui tolo' e assim não ficarmos perplexos antes de apagar a luz. Temos sorrido em público do que não sorriríamos quando ficássemos sozinhos. Temos chamado de fraqueza a nossa candura. Temo-nos temido um ao outro, acima de tudo. E a tudo isso consideramos a vitória nossa de cada dia. Mas eu escapei disso, escapei com a ferocidade que se escapa da peste e esperarei até você também estar mais pronto."

Clarice Lispector - Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres.

Coube à lembrança.

Se cuida.

;********

ruth ministro disse...

Muito bonito. Um texto cheio de paradoxos... Como a própria vida.

Beijo

ruth ministro disse...

Minha querida, esqueci-me de te desejar um Feliz Natal :)

as velas ardem ate ao fim disse...

Estas bem???

bjinho

Rain disse...

Muito obrigado pelos vossos comentários.
beijinhos a todos.

FM disse...

Os dias devem ser lidos... mas sempre depois de serem vividos. Ler por antecipação não é viver, é perder... seja a vitória ou a derrota...
Até Breve e... Sê Feliz!

S. G. disse...

Vim retribuir a sua visita e incentivar a que escreva mais. Palavras profundas e tocantes, elucidativas, dilacerantes, com a simplicidade de Camus (não o distânciamento sentimental).

Gostei muito do seu cantinho. Escreva mais. Mostre-nos mais perspectivas :)

Melga do Porto disse...

Teimosia reticente a nossa de engavetar, cada parcela da nossa vida.
Somos um só e sempre seremos. Somos indivisíveis.
Por muito que nos queiramos enganar!
Porquê catalogar nossos momentos.
Dói-me o querer compartimentar.
Pelo menos a mim!
:)

... disse...

Melancolicamnte belo!...

GOSTEI.

Cumprimentos.

Mercúrio disse...

uma nuvem trouxe-me aqui...

mmm

terei que me manter fiel ao teu canto... já linkei ;)

José Alexandre Ramos disse...

gostei muito: "tornar a ler os dias em vez de os viver". Boas Festas.

O Profeta disse...

Para ti que me visitaste
Ao longo destes poucos meses
Ofereço-te uma prenda singela
Uma estrela de mil cores

Roubei-a ao firmamento
Deposito-a na tua mão
Para que neste Natal
Te ilumine o coração

Um Santo e Mágico Natal


Doce beijo

as velas ardem ate ao fim disse...

Feliz Natal!

bjinho grande

Oliver Pickwick disse...

Passei para desejar um Natal repleto de saúde e paz!

PAULO SANTOS disse...

passei apenas para te desejar um Natal feliz!
Voltarei com o tempo devido para te ler e comentar!
deste teu amigo, um beijo enorme!

Paulo

B. disse...

E uma actualizaçãozita? :P

Bom natal para ti e para todos os que amas, rain.

beijoo

Auíri Au disse...

Belas palavras
belo espaço....



Beijos natalinos